ARTISTAS CONVIDADOS

LOHANYE
Andrés Gomez
JOSEFINA
XINAS
TALITA CAYOLLA

SOBRE OS ARTISTAS

É do Brasil, formada em Canto pela Bituca Universidade de Música e com bacharelato em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta última, recebeu uma bolsa de estudos por mérito académico para realizar um intercâmbio na ESMAE, e assim chegou ao Porto, em 2019.

Nas ruas desta cidade maravilhosa, iniciou uma nova aventura: o busking! Desenvolve trabalhos originais desde o início da sua carreira e traz, na ponta da língua, os grandes nomes da música brasileira e uma mistura dos lugares onde viveu.

Radicada em Portugal, canta atualmente um repertório mais cosmopolita como Bossa Nova, Jazz, Fado e Chanson Française. Prepara-se para o lançamento do terceiro disco, no qual fará um tributo às gigantes portuguesas do fado.

Músico e compositor do Chile, é o segundo artista a subir ao ‘palco’ na 2º edição do ‘Festival Músicos de Rua’.

Após ter passado os últimos meses de 2019 e o início de 2020 a escrever canções, o projecto solista começa em Outubro do mesmo ano.

Em 2021, decidiu mudar-se para a Europa para se dedicar totalmente à música e assim começou a tocar nas ruas do Porto, onde está temporariamente a residir.

Influenciado pela música britânica, o seu estilo varia de Folk, Pop, e alguns tons de Funk/Neo Soul.

Atriz de formação, Josefina desenvolveu os primeiros anos da sua carreira artística a escrever e a atuar em peças teatrais.

Paralelamente, foi professora assistente da poetica Antonin Artaud na Universidade do Chile, durante três anos, e fez dublagem de vozes em espanhol para o público latino-americano.

E assim inicia uma relação com o trabalho vocal onde o canto era uma ferramenta em palco. Só em 2016, quando viaja ao Vietname para estudar teatro/ópera tradicional vietnamita durante dois anos, é que a sua carreira se tornou fortemente ligada à música.

Lá, fundou a Bookurshows, uma agência de talentos, que lhe permitiu trabalhar e aprender com músicos de todo o mundo.

Atualmente está a fazer o Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro e faz parte do portfólio cultural das ruas do Porto, desenvolvendo a sua música original e as suas criações artísticas em que mistura teatro, música e performance.

Xinas Late, busker conhecido da cidade do Porto, baixista de Bezegol, Estrela Gomes, Fat Freddy, Jack Tusso, Clash City Rockers, Thee Chargers, The Nikkilouders entre outros artistas, faz uma viagem pelo Folk , Rock, Country e Blues.

Sobe ao ‘palco’ dos Clérigos pela segunda vez, Talita Cayolla é uma artista portuense apaixonada por música e artes visuais e, é já uma personagem estimada e icónica de vários locais da cidade invicta.

Na maioria das vezes está acompanhada pela sua banda, composta por Marco Jung na bateria, José Carlos Nogueira no baixo e Rui Silva na guitarra elétrica e, para além da originalidade e bom gosto musicais, a própria apresentação da banda é por si só peculiar, tendo como sinais de marca o chapéu vermelho da vocalista e a não menos famosa mala de percussão vermelha de Marco Jung.

As suas influências abraçam os mais variados estilos musicais como Samba, Bossa, Blues, Jazz, Pop, Reggae e R&B, sempre com um cunho muito pessoal incutido em todas as versões feitas.

Lançou o seu primeiro álbum em 2019, chamado “Sweet Tease” e em 2020 a banda Talita Cayolla apresentou-se no “The Voice” (Portugal), tendo sido rotulada pelo programa como uma lufada de ar fresco e profissionalismo. O percurso com o mentor António Zambujo foi enriquecedor e algo mediático mas infelizmente prejudicado pelo período pandémico.

DJ CONVIDADO

Para Miguel Pimenta, sob o pseudónimo Pimenta del Sonido, a música faz parte de todos os dias.
Como DJ, compromete-se a fazer as pessoas dançar e espalhar a música eletrónica por Portugal, contribuindo para a cultura. Apesar de ter um variado gosto musical, este abre o seu “leque DJ” para partilhar várias vertentes da House Music, desde o deep house ao tech house, passando pelo disco e géneros mais melódicos.

Pimenta del Sonido
ORGANIZAÇÃO
APOIOS